Grande expediente homenageia parlamentares negros e negras da história da Câmara

segunda-feira, 22 Novembro, 2021 - 17:34

Marcando o Dia da Consciência Negra, comemorado no último sábado (20), o grande expediente da Câmara Municipal de Florianópolis desta segunda-feira (22) foi destinado a homenagear todos os parlamentares negros que assumiram cadeiras de vereança na história da CMF.

A vereadora Carla Ayres (PT), propositora da homenagem, falou sobre a falta de representatividade negra dentro do legislativo municipal. “A Câmara Municipal de Florianópolis é a Câmara mais branca do Brasil. Em 2020, foi a única que não elegeu nenhum parlamentar negro. Então quando nós falamos em representação, quando nós dizemos que a Câmara Municipal é a Casa do Povo, é a instância onde a sociedade se representa e se reproduz, é uma falácia quando nós olhamos esses números, porque 50% da população brasileira é constituída de negros e negras”, destacou a parlamentar.

Essa ausência de representação, segundo a vereadora Carla Ayres, reflete na ausência de estruturação de políticas públicas justamente que combatam esse racismo na ponta, “porque se os corpos não estiverem aqui representados, muito pouco a gente, não-negros, vai ser impelido a pensar sobre a realidade que existe lá fora”, disse.

Além de ações por políticas públicas, o ex-vereador e um dos homenageados na sessão, Juninho Mamão, destacou a necessidade de um olhar justo para com todos os moradores da capital. “Precisamos olhar para a periferia desta cidade e fazer com que ela tenha os mesmos direitos que as pessoas que moram em outras áreas urbanas venham ter. Os morros não podem ser simplesmente currais eleitorais, não podem ser discursos. Os morros e as vielas desta cidade precisam de políticas públicas na área da saúde, educação, e principalmente na área do entretenimento e do lazer”, disse.

Não só reconhecer, mas respeitar é o que pede a ex-vereadora Tânia Ramos. “Esse é o momento que nós temos para que a gente possa construir e reverter esse preconceito. Não vai ser a minha cor e nem o meu cabelo que vai me fazer diferente de ninguém”, afirmou.

Foram homenageados durante a sessão os ex-vereadores e ex-vereadoras Lino Peres,Thiago Silva, Pedro Cabral, Tânia Ramos, José Ribeiro, Márcio José Pereira, Marcos Aurélio Espíndola, Valter da Luz e Juninho Mamão, além das co-vereadoras da atual legislatura Lívia Guilardi e Mayne Goes (Coletiva Bem Viver).