TV Câmara

Grande expediente homenageia o Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro

terça-feira, 26 Outubro, 2021 - 17:20

Em homenagem ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, celebrado em 21 de outubro, a Câmara de Florianópolis realizou na tarde desta terça-feira (26) uma sessão comemorativa.

A data, criada com a lei 8030/2009, visa enaltecer esses artesãos - figuras de extrema importância para a história e cultura da cidade. "Em 21 de outubro 1747 saíram de Açores os primeiros açorianos. É uma tradição que passou de mão em mão até aqui, e daqui para frente a gente não pode deixar que venha a ser esquecida", disse o autor da lei e propositor do requerimento, vereador Edinon Manoel da Rosa - Dinho (DEM).

O professor Sérgio Ferreira, presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, destacou o poder que a renda de bilro proporcionou às mulheres daquela época e que perpetua até os dias atuais. "A renda de bilro era o trabalho feminino além do horário de tudo aquilo que a mulher fazia. O dinheiro da roça, do café que torravam, da farinha que faziam ia para o monte comum, mas o dinheiro da renda de bilro era o dinheiro da mulher", disse.

Para a rendeira Nerivalda Duarte de Sousa, a homenagem é necessária porque destaca a importância que essa arte tem para a cultura da cidade. "É nesse momento que a rendeira, que trabalha sozinha em sua casa, vê esperança de reconhecimento por esse trabalho que muito me orgulho. A minha história é a história da nossa cidade. Foi e é escrita por mulheres fortes, que criam seus filhos, seus netos e ainda dão conta de armar uma renda", afirmou a rendeira.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ed Pereira destacou o papel da Câmara Municipal de reconhecer aqueles que fazem parte e contribuem para a história e memória da cidade. "Eventos como esse a Casa nunca pode deixar de fazer, independente de ser do lado cultural, esportivo, mas acho que reconhecer pessoas em vida não tem preço", disse.