Text Resize

-A A +A

Vereadores



Afrânio é economista e professor. Nasceu em 1960, em Florianópolis. Como estudante foi Presidente do Centro Acadêmico Livre de Economia da UFSC participando da reconstrução da UNE (União Nacional dos Estudantes), levada a clandestinidade pelo golpe militar. No início dos anos 80, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores em Florianópolis. Em 1992 foi eleito vice-prefeito de Florianópolis. Nas eleições de 1996, candidatou-se a Prefeito da Capital chegando a disputar o segundo turno. Afrânio cumpriu exemplarmente dois mandatos como deputado estadual.




Nascido no dia 18 de maio de 1952 no município de Garopaba, Erádio Gonçalves reside em Florianópolis desde 1973. Casado e pai de três filhos, avô de quatro netos, é graduado em Administração de Empresas e Pedagogia (UFSC), e possui Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina e Gestão Pública pela Faculdade Decisão. Durante as décadas de 70 e 80 ministrou aulas de matemática e administração, e trabalhou na Prefeitura de Florianópolis. Desde 1979, é funcionário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.




Aldérico Furlan, nascido em 05 de abril de 1970, na cidade de Xanxerê, oeste de Santa Catarina. É Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular há 21 anos. Casado com Débora Parisotto Furlan há mais de 20 anos com quem tem duas filhas, Priscila e Hadassa Furlan. É morador do bairro Coqueiros, na parte continental da cidade.

Inspirado na trajetória política do sogro, o deputado Narcizo Parisotto, resolveu entrar para a vida pública. Em 2012 candidatou-se e elegeu-se vereador da Capital obtendo 1.760 votos.




O vereador Célio João nasceu em Florianópolis, em 07 de setembro de 1971. Filho caçula de sete irmãos filhos de Alvina Serafim João e Patricio João, uma devota família católica. É casado há 17 anos com Ivete, e tem um filho Ruan.

Seu primeiro emprego foi na Universidade Federal de Santa Catarina, através de uma empresa terceirizada. Depois atuou como técnico de som na Rádio Diário da Manhã, agora a Rádio CBN Diário. A terceira empresa que trabalhou foi a CIDEVAN Comunicação, apresentando programas na Rádio El Dourado, Rádio Guarujá, Rádio Guararema e Rádio Gazeta.




Nascido em 10 de outubro de 1960 na cidade de Florianópolis, residente no distrito de Ribeirão da Ilha. Casado com a Pedagoga Maria Lúcia Sandrini, professora da rede municipal, tem dois filhos: Maria Angélica e João Paulo.  É formado  em Tecnologia em Gestão Pública e atuante nos movimentos e entidades comunitárias do Sul da llha.




Natural de Florianópolis, Dalmo Meneses é casado com Lucemar Maura Meneses e tem três filhos: Dalma, Deise e Dermesson. Vereador pelo 5º mandato, é administrador e funcionário público aposentado da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Atuou ainda como: membro titular do Conselho de Administração Pública do Estado SC (CAP) 1999/2002; gerente regional da Grande Florianópolis (CASAN) 1999/2002; assessor de gabinete do governador 1982/1983 e assessor parlamentar da Assembleia Legislativa 2005/2006.




Deglaber Goulart é natural de Florianópolis. Cresceu no continente, onde reside até hoje no bairro Capoeiras. É casado e tem dois filhos. Antes de entrar na vida política, Deglaber, seguindo os passos do pai, começou a trabalhar muito cedo.




Edinon Manoel da Rosa nasceu em novembro de 1962, na histórica comunidade de São José da Ponta Grossa, Praia do Forte. Popularmente conhecido como Dinho, é filho de Manoel Leopoldo da Rosa e Maria Jordelina da Rosa, descendentes dos primeiros açorianos que chegaram em Florianópolis.




Edmilson Carlos Pereira Junior, nascido e criado em Florianópolis, cresceu no bairro Jardim Anchieta onde morou praticamente sua vida inteira. Ed, como é conhecido, começou a ajudar nos negócios da família desde cedo, mas destinava parte do seu dia ao esporte, que sempre foi sua paixão.




Edson Lemos, mais conhecido como Edinho Lemos, é natural de Florianópolis, morador do Bairro Santinho, Distrito de Ingleses. Filho de Elza Lemos e do ex-vereador Onildo Lemos, tem como irmãos Gisele, Elzinha e Henrique Lemos (Onildinho). Formado em administração e gestão de negócios pela UNISUL.




Guilherme Botelho da Silveira nasceu no dia 4 de agosto de 1984, em Florianópolis (SC). Filho de Marlete Botelho e Braz João da Silveira, desde muito cedo desenvolveu o gosto pela música. Já aos 15 anos de idade trabalhava como estagiário na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, e depois, mais recentemente, junto à Secretaria de Comunicação do Estado de Santa Catarina.




Guilherme Pereira de Paulo, mais conhecido como Gui Pereira, nasceu na Maternidade Carlos Corrêa em 19 de julho de 1976, sendo um legítimo manezinho. Casado, pai de dois filhos, Cauã e Maitê. Estudou administração de empresas, e em 2008 resolveu entrar para a vida pública, candidatando-se a vereador pela primeira vez, conquistando 2.805 votos, o que lhe garantiram como 1º suplente do partido na Câmara.




Jaime Tonello (PSD) é casado com Sandra Matins Tonello e pai de Thayrone e Yuri. É farmacêutico e bioquímico, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e iniciou sua atuação político comunitário como sócio-fundador do Conselho Comunitário do Saco dos Limões, atuando como presidente da Comissão de Saúde do Conselho, além de ser também voluntário e Gerente Geral do Centro Social Urbano Dom Joaquim Domingues de Oliveira.




O vereador Bispo Jerônimo Alves é natural do Rio de Janeiro, mas veio para Florianópolis em 1998. Casado, pai de um filho, Daniel, é teólogo formado pela Faculdade Teológica da São Paulo (FATEBOM) e Doutor em Religião pela Universidade de Selvíria. É ainda jornalista, formado pela Faculdade Estácio de Sá, e escritor. Em sua trajetória profissional atuou como apresentador dos programas: “Fala que eu te escuto” (Rede Record), “Corrente do Bem” (TVBV) e “A Voz do Presidiário” (Rede Aleluia de Rádio) e “O Nosso Tempo” (Record SC).




É arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestre em Arquitetura (1986) e doutor em Urbanismo pela Universidade Nacional Autônoma do México (1994). Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1978 e do Programa de Pós-Graduação - "Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade". Atualmente coordena o GEMURB (Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana/ARQ/UFSC) e orienta o AMA (Ateliê Modelo de Arquitetura/ARQ-UFSC).




Marcelo da Intendência, nascido e criado em Florianópolis, morador do bairro Ingleses, é casado e pai de dois filhos. Formado em técnico mecânica, trabalhou como mecânico e corretor de imóveis.




Maria da Graça Dutra, natural do Rio de Janeiro, graduada em História e Geografia pela UFRGS, vive em Florianópolis desde 2000. Dedicou grande parte de sua vida à militância em defesa dos animais. Em Florianópolis, fundou a ONG Sociedade Amigos dos Animais em 2001. Em 2005, idealizou a Diretoria de Bem-Estar Animal. No cargo de diretora até 2012, foi pioneira na implantação de inúmeros projetos que transformaram Florianópolis em referência nacional no controle populacional de cães e gatos com respeito e ética.




Conhecido por todos como PEDRÃO, Pedro de Assis Silvestre é manezinho da ilha e morador do bairro Coqueiros desde que nasceu. Começou a trabalhar cedo, aos 13 anos de idade, na empresa de frutas e verduras do seu tio Fabiano Assis, onde trabalhava como carregador e entregador. Em 2005, iniciou seu curso superior de Direito na Faculdade Estácio de Sá, por onde estudou as três primeiras fases.




Felipe Augusto Teixeira, mais conhecido como professor Felipe, natural de Florianópolis, nascido em 30 de janeiro de 1968, foi criado no bairro Saco dos Limões. É casado com Maria Madalena C. Pinheiro e pai de Mateus Gaio Teixeira e da pequena Helena que nasceu em junho de 2014. Formado e pós-graduado em História pela UDESC, é Professor de História na rede pública municipal de Florianópolis, onde já atuou como Diretor de Escola. 




Renato Geske é natural de Blumenau e desde cedo aprendeu a valorizar o trabalho. Seu primeiro emprego foi aos 14 anos de idade na Drogaria e Farmácias Catarinense daquela cidade, sendo que, em 1973 veio transferido para atuar nas farmácias do grupo na Capital. Em 1980 formou-se no Curso de Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Montou sua própria farmácia e hoje seus estabelecimentos estão localizados na Lagoa da Conceição (Farmácia Kefarma).




Doutor Ricardo é médico e vereador reeleito em Florianópolis, e conduz um mandato reconhecido pela Cidade já que se mantém firme nas lutas sociais travadas com destacada atuação nas áreas da saúde, assistência social, planejamento urbano (plano diretor, habitação, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana), movimento comunitário e sindical.




Roberto Katumi é natural de Florianópolis, Neto de japoneses, tem base eleitoral no Sul da Ilha e forte ligação com o futebol amador de Florianópolis, sendo presidente do Bandeirantes Recreativo Clube.




Nascido e criado em comunidade pobre de Florianópolis, Tiago Silva recebeu o maior número de votos na última eleição municipal. Aprendeu desde cedo a conviver com as diferenças. Negro, de família nada convencional, batalhou sempre orientado pela mãe e por sua avó e conseguiu superar as barreiras da sociedade. Tiago não tardou a despontar como um líder. Começou a se tornar conhecido popularmente após sua passagem pela coordenadoria de Turismo da Prefeitura, quando conseguiu resgatar o carnaval da capital.




Vanderlei Farias é manezinho com orgulho. Nativo do sul da ilha, Vanderlei, mais conhecido por Lela, é filho de Dona Glória e de Seu Tarcísio do Rio da Tavares. Casado há 16 anos com Suzete e pai de Eduarda, o vereador de Florianópolis dedicou sua vida inteira ao trabalho comunitário.

Entre a atuação está a Presidência do Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares e a Intendência do Campeche. Está no primeiro mandato como vereador. Foi eleito em 2012 com 2.558 votos.




Coronel Paixão, nasceu na cidade de São Paulo-SP, filho do senhor Waldyvio da Costa Paixão (Suboficial da Aeronáutica) e da senhora Vivane Maria Gomes Paixão. Casado com a Sra. Missouri Paixão com quem tem 2 filhos, é morador do bairro Carianos. Entrou para Academia da Força Aérea em outubro de 1985, sendo declarado Aspirante Oficial em 1988 e no ano seguinte foi transferido para Base Aérea de Florianópolis, onde serviu durante 23 anos, chegando ao posto de Tenente Coronel.