A Câmara homenageou nesta terça-feira (21/11), em sessão solene, pessoas e entidades que se destacaram no combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito.  Ao todo foram sete condecorados com a Medalha Zumbi dos Palmares. A solenidade foi acompanhada pela sociedade que lotou as galerias.

Nesta segunda-feira (20/11), data em que todo o Brasil celebra o dia da Consciência Negra, a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres” foi debatida em reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara.  A proposta do encontro é trabalhar um plano de ação específico para mulher negra, combatendo a violência, a vulnerabilidade e a inserção no mercado de trabalho.

A Comissão Suprapartidária do Carnaval de Florianópolis debateu nesta, quinta-feira (17/11), a segurança e a sustentabilidade da festa na cidade. Esta foi a última oficina que discutiu as festividades carnavalescas em todos os formatos, seja de rua, de bairro ou passarela. A partir das informações coletadas em todas as reuniões será elaborado um grande seminário com um diagnóstico de pontos que devem ser melhorados.

A estudante Isadora Oliveira Souza do Colégio Adventista de Florianópolis é a nova integrante da Câmara Mirim. A nova vereadora assume a vaga de Daniel Rodrigues Lima, aluno da mesma escola. A posse ocorreu nesta terça-feira (14/11), durante sessão ordinária dos parlamentares mirins.

Os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Lela (PDT), Lino Peres (PT), Marquito (PSOL) e Pedrão (PP) lançaram nesta segunda-feira (14/11) Orçamento Legislativo Participativo (OLP). A iniciativa tem como proposta o investimento de 2,5 milhões, R$ 500 mil a que cada vereador tem direito, do orçamento anual da prefeitura em obras de áreas específicas da capital.

Debater ações realizadas em prol das pessoas em situação de rua em Florianópolis, este foi o assunto abordado durante o grande expediente da sessão desta segunda-feira (13/11). O promotor de Justiça, Daniel Paladino, usou a tribuna para expor o trabalho feito pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na defesa, orientação e apoio à essas pessoas.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) da Capital para o ano de 2018 já tem calendário de tramitação definido na Câmara. A proposta encaminhada pelo Executivo foi discutida em audiência pública realizada nesta quinta-feira (9/11), no Plenarinho. A prefeitura prevê para o ano de 2018 uma receita de R$ 2.472.833.189.

A partir de amanhã (10/11) até o dia 20/11 é o prazo que todos os 23 vereadores terão para encaminhar as emendas. No dia (4/12) a matéria estará apta para ser votada em Plenário.

A Câmara recebeu nesta quarta-feira (8/11) a presidente do instituto Hope House, Themis Durandi, e a secretária municipal de segurança pública, Maryanne Mattos, que representou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).  Os assuntos abordados pelos convidados na Tribuna Livre do mês de novembro foram adoção tardia e o combate a violência contra mulheres.

A Câmara autorizou nesta quarta-feira (8/11), por 16 votos a três, o município de Florianópolis a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal para realizar obras de infraestrutura e saneamento. Serão R$ 200 milhões para programas de drenagem e pavimentação de vias públicas, saneamento entre outros.

Votaram contra a proposta encaminhada pelo Executivo os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Lino Peres (PT) e Bruno Souza (PSB). Lela (PDT) se absteve e Marquito (PSOL), Miltinho Barcelos (DEM) e Pedrão (PP) estavam ausentes.

A Câmara promoveu nesta quarta-feira (8/11) uma audiência pública para debater o atendimento de saúde mental em Florianópolis. O encontro, realizado no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública, é de autoria do vereador Afrânio Boppré (PSOL).

Com o Plenarinho lotado e diversas manifestações em cartazes, três reivindicações foram recorrentes: a construção de um Centro Atenção Psicossocial (CAPS III), a abertura de alas psiquiátricas no Hospital Universitário e a volta do transporte coletivo gratuito para os pacientes.