INSTITUCIONAL

MEMBROS

LICITAÇÕES

LEGISLAÇÃO

EDITAIS

LRF

TRANSPARÊNCIA

TRAMITAÇÃO DE MATERIAS

DOWNLOADS

COMUNICAÇÃO

LOGIN


Câmara Mirim

 

 O Projeto Vereador Mirim foi instituído pela Resolução nº 1066, de 09 de dezembro de 2005 , sendo que esta Resolução foi posteriormente revogada pela Resolução nº 1391, de setembro de 2009 (alteração Resolução nº 1529 de 28 de agosto de 2011) , com o objetivo de promover a integração entre a Câmara Municipal de Florianópolis e os alunos da rede de ensino deste município, de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, para o desenvolvimento do senso crítico e ético do jovem parlamentar, estimulando-o a participar da construção de uma sociedade mais digna.

Para participar do Projeto, as escolas deverão promover a escolha de seu representante entre os alunos da 5ª a 8ª séries com idade não superior a 15 anos e fazer o comunicado à Câmara Municipal até a segunda quinzena de novembro. Dentre os eleitos, serão sorteados os titulares e os demais ficarão na condição de suplente. Os titulares tomam posse na segunda Reunião Ordinária do mês de fevereiro da Câmara Municipal. Também por meio de sorteio são definidos os vereadores da Câmara Municipal como padrinhos dos vereadores mirins. Os padrinhos apoiarão seus afilhados, aprimorando o aprendizado sobre o município e sobre as atribuições dos poderes constituídos.

Durante o mês de fevereiro, os jovens conhecem as instalações da Câmara e têm aula preparatória promovida pela assessoria legislativa como auxílio na atuação parlamentar destes jovens. As reuniões acontecem toda segunda terça-feira de cada mês, das 15 às 17horas, de março a novembro.

Na primeira reunião ordinária da Câmara Mirim, elege-se a Mesa Diretora composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, que conduzirão todo o trabalho da Câmara Mirim, também se faz a composição das Comissões Permanentes.

Saiba mais sobre Câmara Mirim: Regimento Interno (Resolução nº 1413/2009)

Instalações Câmara Mirim: 

* ano de 2007 (composição e saiba mais)
* ano de 2008 - não houve o número necessário de vereadores para a composição da Câmara Mirim para o ano de 2008, organizou-se um ciclo de palestras bimestral, sendo convidados alunos de todas as escolas do município com o intuito de promover a integração da Câmara Municipal com estes jovens, estimulando-os a participar da próxima eleição para Vereador Mirim.
* ano de 2009 (composição e saiba mais)
* ano de 2010 (composição e saiba mais)
* ano de 2011 (composiçãosaiba mais e atas das sessões)

Dia 15 de dezembro, recebemos os novos vereadores e vereadoras (Legislatura 2012) para o sorteio dos padrinhos. Pais e diretores e coordenadores dos colégios participaram também. Ficou assim definido: Ana Carla da Costa Fertig, representante do Colégio Santa Catarina, padrinho Vereador João da Bega Itamar da Silveira; David Selhorst da Silva, representante da Escola Básica Professor Anísio Teixeira, padrinho Vereador Célio Bento da Silveira; Helen Roana Macedo Virtuoso, representante da Escola Marco Inicial, padrinho Vereador Jaime Tonello; Heloisa de Moura Couto, representante do Colégio Cruz e Sousa, padrinho Vereador Dalmo Deusdedit Meneses; Jorge Tolentino de Souza Bleyer, representante do Colégio Catarinense, padrinho Vereador João Antônio Heinzen Amin Helou, Laís Lana de Pinho, representante da Escola Básica Dom Jaime Câmara, padrinho Vereador César Luiz Belloni Faria; Laura Guimarães Fachini, representante do Centro Educacional Vivência, padrinho Vereador Marcos Aurélio Espíndola – Badeko; Letícia de Oliveira Rocha, representante da Escola Básica Intendente José Fernandes, padrinho Vereador Asael Pereira; Lucas Vargas da Silveira, representante do Colégio Tradição, padrinho Vereador Erádio Manoel Gonçalves; Maria Carolina Thomaz Gasparini, representante da Escola Básica João Alfredo Rohr, padrinho Vereador Renato Geske; Matheus de Almeida Carneiro Dresch, representante do Colégio Jardim Anchieta, padrinho Vereador Edinon Manoel da Rosa – Dinho; Mathias Dutra Nichele, representante do Instituto Estadual de Educação, padrinho Vereador Márcio José Pereira de Souza; Ohana Mariah Machado Teixeira, representante do Colégio Antônio Peixoto, padrinho Vereador João Aurélio Valente Júnior; Rafael Cunha Mendes de Toledo, representante da Escola da Fazenda, padrinho Vereador Ricardo Camargo Vieira; Renata Porto Pacheco, representante Educandário Imaculada Conceição, padrinho Vereador Celso Francisco Sandrioni;  Renata Rodrigues Costa, representante do Colégio Estinoarte, padrinho Vereador Norberto Stroisch Filho. Sejam todos bem-vindos.

No dia 13 de fevereiro de 2012, tomaram posse em Sessão Ordinária da Câmara Municipal os vereadores e vereadoras mirins da Legislatura de 2012 (conheça os Vereadores Mirim). Assumirama Vereadora Mirim Ana Carla da Costa Fertig, representante do Colégio Santa Catarina, cujo padrinho é o Vereador João da Bega Itamar da Silveira; Vereador Mirim David Selhorst da Silva, representante da Escola Básica Professor Anísio Teixeira, tendo como padrinho o Vereador Célio Bento da Silveira; a Vereadora Mirim Helen Roana Macedo Virtuoso, representante da Escola Marco Inicial, tendo como padrinho o Vereador Jaime Tonello; a Vereadora Mirim Heloisa de Moura Couto, representante do Colégio Cruz e Sousa, cujo  padrinho é o  Vereador Dalmo Deusdedit Meneses; o Vereador Mirim Jorge Tolentino de Souza Bleyer, representante do Colégio Catarinense, tendo como padrinho o Vereador João Antônio Heinzen Amin Helou; a Vereadora Mirim Laís Lana de Pinho, representante da Escola Básica Dom Jaime Câmara, tem como padrinho o Vereador César Luiz Belloni Faria; a Vereadora MirimLaura Guimarães Fachini, representante do Centro Educacional Vivência, tendo  como padrinho o Vereador Marcos Aurélio Espíndola – Badeko; a Vereadora Mirim Letícia de Oliveira Rocha, representante da Escola Básica Intendente José Fernandes, cujo padrinho é o Vereador Asael Pereira; o Vereador Mirim Lucas Vargas da Silveira, representante do Colégio Tradição, tendo como padrinho o Vereador Erádio Manoel Gonçalves; a Vereadora Mirim Maria Carolina Thomaz Gasparini, representante da Escola Básica João Alfredo Rohr, cujo padrinho é o Vereador Renato Geske; o Vereador Mirim Matheus de Almeida Carneiro Dresch, representante do Colégio Jardim Anchieta, tendo como padrinho Vereador Edinon Manoel da Rosa – Dinho; o Vereador Mirim Mathias Dutra Nichele, representante do Instituto Estadual de Educação, tendo como padrinho o Vereador Márcio José Pereira de Souza; a Vereadora Mirim Ohana Mariah Machado Teixeira, representante do Colégio Antônio Peixoto, cujo padrinho é o Vereador João Aurélio Valente Júnior;  o Vereador Mirim Rafael Cunha Mendes de Toledo, representante da Escola da Fazenda, tendo como padrinho o Vereador Ricardo Camargo Vieira; a Vereadora Mirim Renata Porto Pacheco, representante Educandário Imaculada Conceição, tendo como  padrinho o Vereador Celso Francisco Sandrini; e a Vereadora Mirim Renata Rodrigues Costa, representante do Colégio Estinoarte, cujo padrinho é o Vereador Norberto Stroisch Filho. (foto1, foto2, foto3, foto4)

Em 28 de fevereiro os vereadores e as vereadoras mirins da Legislatura 2012 conheceram as dependências da Câmara Municipal. Foram recebidos pelo Presidente, Vereador Jaime Tonello, no Gabinete da Presidência, e em seguida visitaram o Gabinete de seus padrinhos. (foto1, foto2, foto3)

No dia 13 de março, os vereadores e vereadoras mirins se reuniram, em Sessão Ordinária, para escolher a Mesa Diretora e compor as Comissões Permanentes da Câmara Mirim. A Mesa Diretora ficou assim composta: Presidente- Vereador Mirim Mathias Dutra Nichele, Vice-Presidente- Vereador Mirim Jorge Tolentino de Souza Bleyer, 1º Secretário- Vereador Mirim David Selhorst da Silva, 2º Secretário- Vereador Mirim Lucas Vargas da Silveira. As Comissões Permanentes ficaram assim formadas: Comissão de Constituição e Justiça, Educação, Cultura, Desporto, Saúde, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Redação Final: Presidente- Vereadora Mirim Ana Carla da Costa Fertig, Vice-Presidente- Vereadora Mirim Renata Rodrigues Costa, Membros: Vereadora Mirim Laís Lana de Pinho, Vereadora Mirim Ohana Mariah Machado e Vereador Mirim Matheus de Almeida Carvalho Dresch; Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, Trabalho, Legislação Social, Serviços Públicos, Turismo e Assuntos Internacionais: Presidente- Vereadora Mirim Hellen Roana Macedo Virtuoso, Vice-Presidente- Vereador Mirim Jorge Tolentino de Souza Bleyer, Membros: Vereador Mirim Lucas Vargas da Silveira, Vereador Mirim Rafael Cunha Mendes de Toledo e Vereadora Mirim Letícia de Oliveira Rocha; e Comissão de Viação, Obras Públicas, Urbanismo e Meio Ambiente: Presidente- Vereadora Mirim Renata Porto Pacheco, Vice-Presidente- Vereadora Mirim Maria Carolina Thomaz Gasparini, Membros: Vereador Mirim David Selhorst da Silva, Vereadora Mirim Laura Guimarães Fachini e Vereadora Mirim Heloisa de Moura Couto. (foto1, foto2, foto3)

No dia 10 de abril, realizou-se a segunda Sessão Ordinária da Câmara Mirim. Foram apresentadas Indicação nº 001, de autoria da Vereadora Mirim Laís Lana Pinho, na qual solicita ao Prefeito reparo na rodovia Baldicero Filomeno, no trecho em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha; Indicação 002, de autoria da Vereadora Mirim Renata Porto Pacheco, na qual solicita ao Prefeito a implantação de lombada próximo ao Colégio Arte Vida, em Capoeiras. No Grande Expediente, fizeram o uso da Tribuna as vereadoras mirins Renata Porto Pacheco, Laís Lana de Pinho, Maria Carolina Thomaz Gasparini, Renata Rodrigues Costa e Laura Guimarães Fachini; e os vereadores mirins Jorge Tolentini de Souza Bleyer e Matheus de Almeida Carneiro Dresch. (foto1, foto2, foto3)

No dia 3 de maio, os vereadores e as vereadoras mirins participaram do Curso de Oratória, ministrado pelo Professor Silvio Luzardo, realizado no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, com a cooperação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. (foto1, foto2, foto3)

No dia 8 de maio aconteceu a terceira Sessão Ordinária da Câmara Mirim. As vereadoras mirins Renata Porto Pacheco e Laura Guimarães Fachini apresentaram solicitações ao Comandante da Polícia Militar e ao Prefeito Municipal, respectivamente. No Grande Expediente, fez uso da Tribuna a Vereadora Mirim Renata Porto Pacheco que explicou a razão de ter solicitado a implantação de câmaras de monitoramento e o aumento do policiamento no entorno do Direto do Campo e na região do Largo Fagundes. Na sequência, usou da palavra o Vereador Mirim Rafael Cunha Mendes de Toledo dizendo que na praça XV de novembro tem muito mendigo e acha que a Prefeitura deveria colocá-los em um abrigo, pois eles ficam nos bancos e as pessoas não podem frequentar a praça, principalmente por uma questão de higiene. Também a Vereadora Mirim Laura Guimarães Fachini fez uso da Tribuna manifestando-se a favor de formatura nas escolas públicas. Ela pensa ser um direito dos alunos ter uma formatura digna e gostaria de solicitar ao Prefeito uma verba para que aconteça a formatura da maneira que os estudantes gostariam. A Vereadora Mirim Renata Rodrigues da Costa disse não concordar com a opinião da Vereadora Mirim Laura Guimarães Fachini por achar que a Prefeitura já faz a parte que lhe cabe e, se o aluno quer uma formatura diferente, deve arcar com as despesas. Ato contínuo, o Presidente colocou em deliberação as proposições relacionadas em pauta, sendo aprovadas. (foto1, foto2, foto3)

CALENDÁRIO DAS SESSÕES MIRINS - ano 2012

 MÊS 

DIA

ATA DA SESSÃO

Março 13 13mar12
Abril 10 10abr12
Maio 08

 

Junho 12

Julho 10

Agosto 14

Setembro 11

Outubro 09
Novembro 13

 

 

©2011 - Desenvolvedor - Software Livre - Joomla