PL que propõe ‘praia para cachorros’ em Florianópolis já tramitou em todas as comissões
f74e74de-48ba-4348-805b-ce31d7ba3a6b

O Projeto de Lei nº1705/2018, que visa permitir a circulação de cães em faixas restritas e demarcadas de praias da Ilha e Continente, tramitou por todas comissões em 2018 e é um dos projetos aptos a ir a votação pelo plenário no início de 2019. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pela Comissão de Meio Ambiente e pela Comissão de Saúde.

O PL pretende atender uma demanda sonegada da população que anseia por uma praia para levar seus cães,  bem como regulamentar uma prática que é frequentemente observada nas praias do município, de acordo com a autora da proposta, vereadora Maria da Graça (MDB). O texto prevê regras a serem seguidas pelos frequentadores, como a apresentação de carteira de saúde do animal, que comprove que as vacinas e vermífugos estejam em dia, para citar um exemplo.

– Em vez de ficar discutindo os direitos de uns e de outros, protocolamos este PL para a criação de um local demarcado em Florianópolis onde cães e tutores possam divertir-se sem perturbar os demais e preservando a saúde pública. Já vivi em vários lugares onde existem ‘praias para cachorros’ que funcionam muito bem, como uma medida conciliadora do problema, satisfazendo a todos. Além disso, seria mais um atrativo para os turistas, uma vez que a cidade já conta com hotéis e pousadas Pet Friendly – justifica a vereadora.

Se a Lei for aprovada, Florianópolis será a primeira cidade do país a contar com espaços determinados nas praias para o livre acesso de cães.

ERRATA:

Uma primeira versão deste texto destacava a informação de uma reunião ampliada marcada para o dia 13/12 do ano passado, realizada pela Comissão do Meio Ambiente. As informações foram atualizadas nesta quarta-feira (06/02) para apresentar todos os últimos avanços da tramitação do projeto dentro do Legislativo municipal.