Text Resize

-A A +A

Tema

Current Theme: Padrão

Câmara aprova projeto que altera "idade" de Florianópolis para 342 anos
e9bc3f16-f049-460f-bdaf-026847ac29ea

A querida Ilha de Santa Catarina está 53 anos mais velha. A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 16 de junho, em segunda votação o Projeto de Lei nº 15.709/2014 que dispõe sobre a contagem do aniversário de Florianópolis que a partir de agora tem como base o ano de fundação da cidade, em 1673. Portanto, a capital de Santa Catarina passa para 342 anos e não 289 anos como comemorado no último dia 23 de março.

Segundo o texto do projeto, Francisco Dias Velho foi o fundador de Florianópolis, fato que é de conhecimento de todos. Porém, o dia e mês que isso ocorreu são desconhecidos. O que aconteceu em 23 de março de 1726, que até então servia como base para a contagem do aniversário, foi a emancipação político-administrativa do Desterro em relação à Laguna, à qual pertencia.

“Contar a “idade” de Florianópolis a partir de sua emancipação e não da sua fundação é como se a “idade” do Brasil fosse contada a partir de 1822, data da independência, ignorando-se os precedentes 322 anos. Florianópolis é o único caso conhecido de cidade que exclui da contagem de seu aniversário a figura de seu fundador. Esta anomalia precisa ser corrigida em homenagem à verdade histórica e a Dias Velho e seus companheiros”, já alertava o escritor, professor, historiador e ex-desembargador Norberto Ungaretti que faleceu aos 77 anos de idade, em 09 de janeiro de 2014.

A data para a nova contagem, 1673, baseia-se no estudo realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina a pedido da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 2003, que solicitava um parecer sobre a provável data de fundação da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.

A pesquisa seguiu diversos arquivos históricos e as obras de vários autores, entre eles, Nereu do Vale Pereira, Pedro Taques e Evaldo Pauli que em seu livro intitulado “Fundação de Florianópolis”, de 1973, desenvolve um farto conteúdo para concluir pela data de 1673 como a mais próxima da realidade. O parecer do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina foi apresentado durante Audiência Pública realizada na Câmara para debater o assunto e serviu como emenda para o projeto assinado por vários vereadores.

Sendo assim, a partir da sanção do prefeito César Souza Junior, Florianópolis fica 53 anos mais velha. Como o dia e mês exatos da fundação são desconhecidos, mantém-se 23 de março como a data de comemoração do aniversário de capital catarinense.

Notícias Relacionadas