DIA DO SAMBA É CELEBRADO NA CÂMARA
dbd51594-a76e-4424-85f0-74b06f70cf89

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Dia Nacional do Samba é comemorado em 02 de dezembro, em homenagem à Ary Barroso. Essa seria a data em que o compositor visitou Salvador pela primeira vez.

Desde a década de 1930, o samba é considerado a música nacional do Brasil. A Câmara de Vereadores, homenageou nesta quinta-feira (13/12), em Sessão Comemorativa, os profissionais do samba de Florianópolis. O requerimento teve autoria dos vereadores Fábio Braga (PTB), Jeferson Backer (PSDB) e Tiago Silva (MDB).

O vereador Jeferson Backer, que é membro da escola Consulado há 17 anos, explicou que as raízes do samba são do Rio de Janeiro e da Bahia: "É uma expressão musical autêntica, que com alegria e criatividade arrasta multidões. Florianópolis já tem o samba como característica cultural e popular, essa homenagem é um reconhecimento à essa arte".

Os sambas-enredos contam histórias com versos, a avenida é o palco das memórias. O vereador Lela (PDT), afirmou que o samba é também uma forma de fazer política: "A origem do samba é da resistência, do enfrentamento, a comunidade precisa celebrar".

O artista e compositor Wagner Segura, é um dos maiores divulgadores do estilo na Capital e tem mais de 40 anos de música, foi um dos homenageados: "Queremos que Florianópolis seja reconhecida pelo samba e que os turistas venham pra cá, para aproveitar essa festa".

O ex-vereador Marcio de Souza, autor da proposição que criou a lei do Dia do Samba em Florianópolis, falou da importância de políticas públicas e da participação do Legislativo: "O samba é o dono do corpo, todos sentem algo ao serem tocados por ele. Quando estou triste ouço um samba, quando estou alegre, o samba me deixa ainda mais feliz, o samba faz com que homens e mulheres transcendam o espaço".