INCLUSÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA AGENDA POLÍTICA É DEBATIDO NA CÂMARA
8db37422-8d20-4a0c-8b73-0ea45369e648

A Câmara de Vereadores de Florianópolis sediou nesta quinta-feira (26/6), o evento “3º Diálogo Ampliado: Qual o lugar da criança e do adolescente na agenda política?”. O objetivo do encontro foi discutir e conhecer ações que contribuem para o fortalecimento da política de garantia dos direitos da criança e do adolescente, na Capital.

Autor do requerimento para realização do Evento, o vereador Afrânio Boppré (PSOL), reforçou que os direitos das crianças e adolescentes é um tema amplo para discussão. “Pensar na criança é pensar em toda a cidade. Precisamos de parques bem cuidados, educação de qualidade e construir políticas públicas voltadas para construção da cidadania”.

O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Marcus Tomasi, destacou a importância da construção de uma base sólida para os jovens. “A universidade tem como papel social estar presente nessas discussões, sempre com objetivo de buscar soluções para esses problemas da cidade. É necessário perder o perfil de imediatismo, temos que trabalhar a longo prazo e construir um futuro digno.”

Para a professora Carolina Andion, coordenadora do Observatório de Inovação Social da Capital, é importante envolver todos na construção de mecanismos para auxiliar as crianças e adolescentes na sua formação. “É fundamental envolver não apenas os gestores da política, mas toda a sociedade e seus representantes nessa conversa”.

Ao fim do encontro ficou definido a criação de uma comissão para sensibilizar os servidores e incentivar a doação para o Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA). O FIA é composto pelos seguintes recursos: públicos em geral, inclusive os repasses realizados pelo Poder Executivo; doações de pessoas físicas e jurídicas, sejam elas em bens materiais, imóveis ou recursos financeiros (inclusive aquelas dedutíveis do Imposto de Renda); rendimento de aplicações financeiras; recursos provenientes de multas por infrações administrativas.

Participaram do encontro os vereadores Lela (PDT), Tiago Silva (MDB), Pedrão (PP), Marquito (PSOL) e Carla Ayres (PT). Além dos parlamentares estavam presentes também representantes do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), do Observatório de Inovação Social da Capital e sociedade civil organizada.