DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADO EM SESSÃO DA CÂMARA
81a37a70-8282-440c-8b48-261579c007ad

A Câmara de Vereadores realizou nesta terça-feira (05/06), uma sessão comemorativa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A solenidade foi requerida pelo vereador Marquito (PSOL) e teve como objetivo conscientizar os parlamentares e convidados sobre os impactos que os agrotóxicos proporcionam ao meio ambiente.

O vereador Marquito, destacou que a Casa deve debater ações efetivas para minimizar o uso das substâncias. “Temos que analisar a relação homem, mulher e natureza e as consequências que podem ser levadas ao meio ambiente. Em breve a Câmara votará uma moção de repúdio ao Projeto de Lei que muda a nomenclatura de agrotóxicos para fitossanitários.”

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Dalmo Meneses (PSD), usou também a Tribuna. O parlamentar relembrou importantes projetos na área do meio ambiente aprovados em Plenário, como a criação dos Parques Municipais da Lagoinha do Leste, das Dunas da Lagoa, do Parque do Maciço e dos Ingleses.

O produtor orgânico Glaico José Sell, abordou a questão da região da Serra do Tabuleiro. “Temos ali 9 municípios que não estão sendo tratados de maneira coerente. Dentro da agroecologia, todos nós sabemos que é possível fazer todo nosso trabalho sem usar agrotóxico e assim não contaminar os animais que estão em seu habitat e também nós seres humanos”.

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apontou também que o uso de agrotóxicos vai além e danifica o ecossistema. “Nosso ecossistema proporciona serviços importantíssimos para nós, como o fornecimento de alimentos, regulam o clima e criam inimigos naturais para as pragas, além da reciclagem de nutrientes”.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Desde 1972 tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.