DIA DA RENDEIRA E DO RENDEIRO É CELEBRADO NA CÂMARA
57718ca0-878c-40af-a45a-34eb2727c5de

O Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro é comemorado em 21 de outubro. A data é uma homenagem a tantas mulheres e homens que preservam e perpetuam essa tradição secular, passada de geração em geração. A renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio histórico, cultural e imaterial em 2017.

Trazida pelos açorianos, a renda de bilro teve papel fundamental na vida das mulheres da época. Atividade preferida por elas para passar o tempo, enquanto aguardavam o retorno de seus maridos da pesca.Com o passar dos anos e com os belos trabalhos que chamavam atenção de quem passava, elas perceberam que poderiam também contribuir na renda familiar. E assim a arte manual ganhou espaço na decoração das casas, encantando turistas mundo afora.

A Câmara de Vereadores realizou nesta segunda-feira (22/10), uma sessão comemorativa para homenagear os rendeiros e rendeiras da Capital. A data foi concedida através da Lei 8030/2009, de autoria do Vereador Dinho (MDB). Representando os vereadores da Casa, o vereador Márcio Alves (MDB) destacou que Florianópolis possui o maior número de rendeiras do sul do Brasil e manifestou o orgulho que sente em prestar essa homenagem. “É uma cultura que herdamos, me sinto lisonjeado, por comemorar esse dia com quem com muito amor e dedicação faz obras de arte.”

O presidente da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, professor Sergio Luiz Ferreira, enaltece a graça da arte de se fazer a renda de bilro: “As renderias emolduram a vida com essa beleza feita à mão, tecendo com amor as linhas na almofada. Muitos dizem que a renda vai acabar, mas não acredito, pois com o passar dos anos, deixou de ser obrigação e passou a ser um prazer”.

O presidente Roberto Katumi (PSD), destaca a importância da sessão comemorativa: “Como filho de rendeira e neto de uma senhora que fazia crivo, é uma honra pra mim recebe-las aqui, sendo uma data memorável para esta casa”.