DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL É ABORDADO EM SESSÃO DA CÂMARA
4ad5b13a-4c85-473a-8617-d760cff4f2f9

O grande expediente da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (16/5) foi destinado para falar sobre o Dia da Luta Antimanicomial. Representando a Associação Alegremente e os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), Valdevino Alves do Nascimento fez uso da tribuna e apresentou reivindicações em prol da melhoria da saúde mental no município.

Valdevino apontou que é necessário melhorar a qualidade no atendimento à saúde mental. “Hoje enxergamos um regresso de uma luta que existe há 30 anos. Hospitais psiquiátricos sendo abertos novamente e tratamentos radicais que prejudicam a recuperação dos pacientes”.

O representante relembrou também o pedido recorrente de criação de um Centro de Atenção Psicossocial de nível III. Destinado a um território com população acima de 200 mil habitantes (critério para implantação), o CAP’s é referência para um território com população de até 150 000 habitantes. Não há limite de idade para a utilização. O atendimento ao paciente, além de medicamentoso e de psicoterapia, inclui visita/atendimento domiciliar e atendimento à família.

O CAPS III constitui-se no principal dispositivo CAPS e presta um serviço de atenção contínua, durante 24 horas, diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com capacidade de acolhimento, observação e repouso noturno. No caso da necessidade do usuário utilizar o leito noturno, a utilização não pode exceder sete dias consecutivos ou dez dias não consecutivos.

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL -  Celebrado anualmente no dia 18 de maio, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, em Bauru. Com isso o Movimento da Luta Antimanicomial ganhou visibilidade e o lema adotado foi “Por uma sociedade sem manicômios” e estabeleceu uma nova trajetória de Reforma Psiquiátrica Brasileira.