AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE IMPACTO DA TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO
100f9330-f27b-4ebf-8bda-0f0d462df262

Debater a composição da tarifa do transporte coletivo de Florianópolis foi o foco de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (05/07). O encontro foi requerido pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) e aprovado por unanimidade pelo Plenário em junho deste ano.

Em pauta, em outros assuntos, a audiência abordou os impactos da queda do óleo diesel na tarifa do ônibus. Afrânio Boppré defende a importância de promover esta discussão na Câmara. “A desoneração do preço do combustível tem um impacto significativo no fluxo de caixa das empresas de ônibus. Esse desconto tem que ser repassado aos usuários”.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, reforçou que a prefeitura está atenta com as regras do contrato com o Consórcio. “A atual tarifa já está defasada e se houvesse uma revisão neste momento, a passagem certamente subiria de preço”.

Realizado no âmbito das Comissões de Viação, Obras Públicas e Urbanismo e de Defesa do Consumidor, o encontro contou com a participação dos vereadores Marquito (PSOL), Lela (PDT) e Carla Ayres (PT), que em tribuna destacaram que é preciso que o Executivo conheça as demandas daqueles que precisam se locomover em nossa cidade e que também busque o diálogo com a Câmara.

Como encaminhamentos resultantes da audiência, serão encaminhados para a prefeitura o pedido de redução da tarifa ou, no caso de não haver concordância, que o desconto definido pelo governo federal no preço do diesel seja considerado no próximo cálculo do reajuste. Outra sugestão é que diante do recurso deixado no caixa das empresas de ônibus o valor possa ser revertido aos usuários com domingos com a tarifa livre.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Fábio Braga (PTB) e contou com a participação da população, que ocupou o plenário e galerias da Casa, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde.