Lista de Notícias

Audiência Pública discute trânsito de embarcações no canal da Barra da Lagoa

A preocupação constante dos moradores quanto à navegação no interior da Lagoa da Conceição e dos possíveis impactos ambientais decorrentes do aprofundamento e alargamento do leito do canal da Barra da Lagoa fez com que o Ministério Público Federal solicitasse à Câmara uma audiência pública para discutir o tema. A reunião foi realizada na segunda-feira (02/12), no Plenarinho da CMF, e contou com a presença de moradores da região, além dos parlamentares.

Entrega das medalhas Beata Joana de Gusmão, João Paulo II e Herbert de Souza

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou na segunda-feira (02/12) a entrega das medalhas Beata Joana de Gusmão, João Paulo II e Herbert de Souza, que reconhecem quem realiza trabalhos voluntários, as entidades filantrópicas que tiveram atuação destacada e aqueles que se destacaram na defesa das crianças e dos adolescentes. São três comendas do Legislativo que buscam dar destaque e criar uma corrente de ações positivas voltadas para a filantropia.

Veja como foi o Grande Expediente em que foi realizada a entrega das medalhas:

CMF faz homenagem aos 40 anos da Novembrada

Os 40 anos da Novembrada foram lembrados pela Câmara Municipal de Florianópolis, atendendo a um pedido do vereador Lino Peres (PT). A Novembrada é o nome pelo qual ficou conhecida a grande manifestação popular ocorrida no Centro de Florianópolis, no dia 30 de novembro de 1979, contra o Regime Militar implantado em 1964 no Brasil.

Veja como foi o Grande Expediente da sessão em que foi realizada o homenagem:

Veja como foi a reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico

Na última quinta-feira (28/11), a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis realizou sua tradicional reunião para debater os projetos de lei que afetam o dia a dia dos empresários da Capital, em especial na área do comércio. A reunião é quinzenal e reúne representantes de diversas entidades, como a ACIF, CDL, CREA, CRC, entre outras.

Assista a íntegra da reunião, transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 61.4:

Sessão comemorativa lembra Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino

Na noite de quarta-feira (27/11), a Câmara Municipal de Florianópolis realizou uma sessão comemorativa, a pedido do vereador Afrânio Boppré (PSOL), para lembrar o Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, comemorado no dia 29 de novembro. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data dentro do seu papel como organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional.

Assista a sessão na íntegra:

Secretaria da Saúde presta contas em audiência pública na CMF

Na última sexta-feira (28/11), foi realizada no plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis audiência pública da Secretaria Municipal de Florianópolis.Foi realizada a prestação de contas do 2° quadrimestre de 2019, das ações e serviços da pasta da Saúde. A medida é uma das exigências da Lei Complementar Federal n° 141, de 13 de janeiro de 2012.

Veja na matéria da TV Câmara como foi a audiência pública:

CMF cria Banco de Ideias Legislativas para que qualquer cidadão possa sugerir um projeto de lei

A Câmara Municipal de Florianópolis coloca em prática agora em novembro o Banco de Ideias Legislativas, uma iniciativa que permite a qualquer cidadão sugerir um Projeto de Lei pelo site da CMF (www.cmf.sc.gov.br/vemparticipar). Basta acessar o ícone “Sugerir uma Lei” no menu que aparece dentro da página. A iniciativa foi integrada dentro das 18 ações que fazem parte da campanha “Vem Ser Cidadão! Vem Participar!”, que incentiva a participação da sociedade no dia a dia do Legislativo municipal.

Câmara aprova projeto que incentiva a instalação de Startups na área Leste do Centro da Capital

A revitalização da área Leste do Centro da Capital ganha um novo fôlego para a tão esperada revitalização, aguardada há anos por empresários e frequentadores da região. O programa Centro Sapiens foi aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal de Florianópolis. A votação do PLC 1504/2015 foi por unanimidade. A proposta visa a criação de incentivos fiscais destinados a atrair a instalação de empresas startups e outras iniciativas da economia criativa no local.

CMF homenageia Valdir Dutra pelos 55 anos de atuação com o Teatro Infantil

Valdir Dutra completa 55 anos de dedicação à atividade do teatro em Santa Catarina agora em 2019. Nesses 79 anos de vida, desde que escolheu a profissão para sua vida na década de 1960, Valdir informa que foram mais de 50 espetáculos montados e assistidos por mais de um milhão de pessoas, em cerca de 25 cidades catarinenses, com destaque especial para as peças voltadas ao público infantil.

CMF aprova tempo máximo de 20 minutos de espera em filas nos cartórios da Capital

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, em segunda votação, projeto de lei que limita a um máximo de 20 minutos de espera para ser atendido nos cartórios. O tempo passa a contar a partir da emissão do ticket da senha de atendimento, de acordo com o texto do PL. Agora a proposta segue para sanção do Executivo municipal.