Marquito solicita que catadores sejam incluídos no aluguel social

O mandato agroecológico do vereador Marquito (PSOL) solicitou, por meio de duas indicações para o prefeito municipal, que as famílias dos catadores de materiais recicláveis que fazem parte das associações cadastradas junto à COMCAP sejam incluídas no Aluguel Social durante o período de pandemia do novo coronavírus. "Com a paralisação da coleta de recicláveis pela COMCAP, no dia 19 de março, esses trabalhadores ficaram sem renda, dessa forma, não conseguem pagar seus aluguéis, seja de suas casas e ou dos galpões que utilizam para trabalhar", afirmou Marquito.

A solicitação também é para que a prefeitura cadastre essas famílias junto à Superintendência de Habitação e Interesse Social a partir dos dados das Associações de Recicladores do município de Florianópolis e as inclua no Aluguel Social, pois o mandato do vereador Maquito já foi informado que existem famílias ameaçadas de despejo. Outro pedido é que a prefeitura, através da COMCAP, faça um levantamento da situação de inadimplência junto às Associações de Recicladores e as inclua no Fundo Municipal de Saneamento Básico, uma vez que será difícil manter as associações funcionando, já que os aluguéis dos galpões também estão vencidos.

"A ausência de uma política pública para os catadores têm sido um grande problema e um fator fundamental para aumentar ainda mais a crise. A coleta seletiva está sem aumento no índice há mais de 4 anos! O Fundo Municipal de Saneamento hoje, tem mais de 90% do seu recurso para o pagamento do aterro sanitário, uma boa porcentagem desse valor poderia ser investido na reciclagem", completa Marquito.

*A produção das Notícias dos Gabinetes é de responsabilidade do mandato de cada parlamentar. A Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis não responde pelo conteúdo das mesmas. Cada matéria é assinada pelo vereador autor e é de sua inteira responsabilidade.