Gabrielzinho lança novo edital do programa Acadêmicos no Legislativo

Iniciativa do vereador Gabrielzinho que oferece a seis estudantes a oportunidade de conhecer de perto a dinâmica de trabalho de um parlamentar em Florianópolis, o programa Acadêmicos no Legislativo de 2019 teve seu encerramento oficial na última quinta-feira (5). Durante a cerimônia, foram protocolados e entregues ao presidente da Câmara, o vereador Fabio Braga, dois projetos de lei relacionados à sustentabilidade e direitos das mulheres. Participaram da cerimônia o Secretário Municipal de Educação, Maurício Pereira, representantes da Unisul e da Udesc e outras autoridades da Câmara Municipal.

Esta foi a segunda vez que o gabinete do vereador Gabrielzinho promoveu o Acadêmicos no Legislativo. Nesta edição, foram propostas a criação de um plano de amparo às mulheres vítimas de violência doméstica e a implementação de critérios de sustentabilidade na construção e reforma de edifícios públicos. Participaram do projeto os estudantes Felipe Feijó de Barros, Felipe Peres, Isabela Troyo, Mateus de Souza e Samanta Machado, que cursam Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina, e Vitória Kovaltchuk, estudante de Direito.

Após os discursos e entrega de certificados aos estudantes que participaram do programa no último ano e são coautores dos projetos de lei, Gabrielzinho anunciou a abertura da terceira edição do Acadêmicos no Legislativo. Estudantes de Administração Pública, Direito e Comunicação Social interessados devem enviar currículo, atestado de matrícula e carta de apresentação para processoseletivo@gabrielzinhovereador.com.br.

Confira aqui as fotos do evento.

Plano de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência

Sobre a proposta que pretende combater a violência contra a mulher, o  vereador Gabrielzinho reforça a importância dos projeto. “É nosso compromisso enfrentar este problema social grave, mas antes disso é preciso buscar amparar quem já foi vítima e merece retomar sua vida de forma digna. A proposta prevê a preferência de mulheres vítimas de violência doméstica no acesso aos serviços de assistência social oferecidos pela Prefeitura, como atendimento psicológico, por exemplo. A ideia que as meninas trouxeram é fantástica e necessária.”

Acesse aqui o texto completo do projeto.

Implementação de dispositivos de sustentabilidade nos prédios públicos

Quanto ao projeto que cria exigências relacionadas à sustentabilidade na construção e reformas de prédios públicos, Gabrielzinho destaca ainda os impactos de uma política ambientalmente correta na economia do município. “Preservar e cuidar das belezas naturais de Florianópolis é uma estratégia importantíssima pensando não apenas em qualidade de vida, mas também um investimento para a ampliação do nosso potencial turístico ambiental. A proposta tem tudo a ver com isso e é uma maneira de começarmos dando o exemplo nós mesmos.”

Acesse aqui o texto completo do projeto.

Lei de Dados Abertos

A primeira edição do Acadêmicos no Legislativo aconteceu em 2018, com a participação dos estudantes Isabela Balza e Thiago Duarte. Na oportunidade, foi desenvolvido o projeto de lei de Dados Abertos, que garante que pesquisadores, veículos de imprensa e população em geral tenham acesso a dados produzidos e acumulados pela administração municipal que atualmente não têm divulgação exigida pela Lei de Acesso à Informação. Conheça a proposta aqui.

*A produção das Notícias dos Gabinetes é de responsabilidade do mandato de cada parlamentar. A Comunicação da Câmara Municipal de Florianópolis não responde pelo conteúdo das mesmas. Cada matéria é assinada pelo vereador autor e é de sua inteira responsabilidade