TV Câmara

Vereadores realizam visita a Ponte Hercílio Luz

quinta-feira, 19 Dezembro, 2019 - 16:22

A convite da Empresa Teixeira Duarte, Vereadores de Florianópolis visitaram nesta quinta-feira (19)  as obras de reforma da Ponte Hercílio Luz que deve ser reaberta para população no dia 30 de dezembro deste ano. A iniciativa para a visita após uma homenagem realizada para os trabalhadores da ponte na Câmara Municipal de Florianópolis, uma iniciativa do vereador Afrânio Boppré (PT).

“No sentido histórico desde da sua origem daqueles que se envolveram na produção e na construção inicial da ponte, até agora na reforma. E como forma de retribuir a homenagem que a Câmara fez, eles nos convidaram para fazer uma visita. Tivemos a felicidade de chegar às vésperas da reinauguração da Ponte Hercílio Luz, que de fato é uma obra belíssima e que vai revigorar a vida da cidade. Será um ponto de encontro de família e um novo cartão postal revigorado assim que ela voltar ao seu uso, afirmou Afrânio.  

A visita ao maior cartão postal da capital catarinense foi coordenada pelo engenheiro responsável, José Luis Silva, que com o chefe de segurança, Marcão orientaram os convidados sobre as regras de visitação. Segundo o engenheiro José Luiz Silva, responsável da empresa pela obra os principais testes estruturais da ponte já foram realizados faltando apenas alguns acabamentos. “Todos os testes foram feitos dentro do esperado e estamos na fase de acabamentos para a entrega no próximo dia 30 de dezembro. Tudo foi feito para que ela tenha uma maior durabilidade e o projeto prevê a passagem de qualquer tipo de veículo possa passar pela ponte,” afirmou o engenheiro.

A primeira ligação entre a Ilha e o Continente foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e demorou um ano e meio para ser construída e liberada para o trânsito. Só que desde 1991 a ponte foi fechada por problemas estruturais e depois de 13 anos de reformas, falta pouco tempo para os moradores e turistas voltarem a utilizar a velha senhora. 

O presidente da Câmara, o vereador Roberto Katumi (PSD) ficou emocionado ao passar pela ponte e o fez lembrar da infância quando teve a oportunidade de passar pela Ponte Hercílio Luz com os seus pais. “ Uma emoção muito grande, eu que já passei aqui com 5 e 6 anos de idade e lembro vagamente. É uma emoção muito grande e quem conseguir passar por aqui para sentir e ver essa obra fantástica.   É um marco para o turismo de Florianópolis sem dúvida, uma Florianópolis totalmente diferente depois da inauguração dessa ponte. temos o nosso cartão postal de volta e que a população merece esse presente,” ressaltou Katumi. 

Mas não foram só os vereadores que estiveram olhando de perto o maior cartão postal da cidade. Passeando hoje no Parque da Luz, o seu Arnaldo Lima, aposentado com 80 anos viu o movimento na cabeceira insular da ponte e foi espiar o que estava acontecendo, já que as obras estão na reta final. “ Eu estava passando e vim dar uma espiada, essa obra é muito importante pra nós manezinhos. Pode ver o restabelecimento do nosso cartão postal. Fico feliz em ver a beleza e o encanto sendo trazido de volta para nós,” afirmou Arnaldo