Encontro na CMF encerra preparativos para o Censo 2020 em Santa Catarina

segunda-feira, 4 Novembro, 2019 - 19:19

Encontro realizado na Câmara Municipal de Florianópolis marcou o encerramento da fase preparatória do Censo 2020, que será o 9º realizado pelo IBGE e o 13º da história brasileira. A coleta de dados será realizada de agosto a outubro de 2020.

Os dados preliminares do levantamento serão apresentados em dezembro. Já os dados finais e as análises ficam para um pouco mais tarde, entre o segundo semestre de 2021 e o início de 2023.

“Serão mais de 7.500 pessoas trabalhando no Censo do IBGE no próximo ano? Essas pessoas irão visitar todos os domicílios do estado. Em Florianópolis, serão 55 agentes supervisores e 500 recenseadores. O edital para contratação deve ser lançado em fevereiro do ano que vem”, afirmou Fabiano Rodolfo, coordenador operacional do Censo 2020.

O censo é o maior norteador de políticas públicas do país e influencia também as decisões da iniciativa privada. Além disso, reflete na representação política, definindo totais de vereadores, deputados e senadores, e na distribuição dos fundos de participação de estados e municípios.

“O município precisa de dados concretos para poder fazer planejamento. E nada melhor do que o IBGE para poder realizar esses questionamentos aos 505 mil habitantes de Florianópolis. Temos cerca de 20% da população vivendo com uma baixa renda e praticamente não temos informações de como essa população vive. Além disso, temos que pensar o futuro em relação a Educação, Saúde e Segurança Pública, pensar as diretrizes”, afirmou o vereador Renato da Farmácia (PL), que acompanhou os trabalhos.