Dia do Idoso tem homenagem especial na Câmara Municipal de Florianópolis

terça-feira, 1 Outubro, 2019 - 18:40

A Câmara Municipal de Florianópolis homenageia, nesta terça-feira, os idosos de Florianópolis com dois atos no Grande Expediente da sessão. A pedido de requerimentos do vereador Claudinei Marques (Republicanos), foram realizadas homenagens ao Dia do Idoso e também aos sete anos do Grupo Calebe, da Igreja Universal.

“Todos os presentes hoje foram homenageados devidamente. Ficamos felizes em ver trabalhos como o do Grupo Calebe, que em tão pouco tempo tem tido resultados grandiosos que estimulam mais e mais para que venhamos a apoiar e trabalhar cada vez mais pela causa dos idosos”, afirmou o vereador Claudinei.

“O Estatuto do Idoso por si só é uma prova disso. Porém uma lei ela não é nada se não for colocada em prática. Como podemos pegar o estatuto e aplicá-lo no dia a dia das pessoas? Esse trabalho depende de cada um de nós”, conta Luiz Claudio da Silva, coordenador do Grupo Calebe, lembrando da importância da atenção com as pessoas da melhor idade e da preocupação em denunciar ao saber de maus tratos a algum idoso da sua comunidade.

Entre as autoridades que acompanharam as solenidades, estiveram presentes a secretária Maria Cláudia Goulart e o deputado estadual Sergio Motta (Republicanos), que é bispo da Igreja Universal, além da superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira.

Dia do Idoso

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15.

A ONU divide os idosos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos).

Uma curiosidade é o fato de que até o ano de 2006 esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de outubro, o dia do idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei federal número 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Sete anos do Grupo Calebe

O Grupo Calebe Universal foi criado para dar atenção a todos da melhor idade, com o propósito de levar uma melhor qualidade de vida espiritual e social. Ele reúne pessoas que, de acordo com os criadores da iniciativa, “não pensam nem um pouco em se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade”. Os principais objetivos do Grupo Calebe são oferecer apoio a essas pessoas, além de motivá-las a interagir por meio de novas amizades, participando de atividades de lazer e de ações sociais.

A história de Calebe

Calebe foi um israelita, líder da tribo de Judá, nos tempos em que o povo de Israel peregrinou no deserto em busca da terra prometida. O povo havia sido liberto do Egito pela ação poderosa de Deus. Agora, peregrinava no deserto sob a liderança de Moisés em direção à promessa do Senhor. Calebe fazia parte desta geração e teve papel importante como companheiro de Josué que foi sucessor de Moisés nessa jornada.

De acordo com a Bíblia, Calebe foi um guerreiro enviado para conquistar a Terra Prometida, Canaã, onde hoje está localizado o Estado de Israel. Ele lutou ao lado de Josué e dos outros guardiões. Aos 85 anos, Calebe lutou com a mesma força de um jovem, permanecendo fiel a Deus e ignorando as dificuldades. Teria sido essa fé plena em Deus o que trouxe ao herói das escrituras o vigor para combater, mesmo com a idade avançada. Por isso, foi o nome escolhido para o projeto desenvolvido pela Igreja Universal.