Balcão da Cidadania aumenta em 22% número de atendimentos no primeiro semestre

sexta-feira, 16 Agosto, 2019 - 12:37

O Legislativo Municipal de Florianópolis abre suas portas também para auxiliar os cidadãos oferecendo diversos serviços no Balcão da Cidadania, localizado no térreo do prédio da CMF. É o único local na região central para que a população possa fazer seu documento de identidade, e o único que atende sem agendamento - os postos do IGP estão localizados nos bairros Itacorubi e Estreito. No balanço do primeiro semestre de 2019, o Balcão da Cidadania já fez 2529 atendimentos até junho. Na comparação com a média mensal dos seis primeiros meses do ano passado, os atendimentos cresceram 22%.

Saiba mais sobre o Balcão da Cidadaniahttp://www.cmf.sc.gov.br/balcao-da-cidadania

Para efeito de comparação, em junho deste ano, o Instituto Geral de Perícias (IGP) emitiu 873 identidades. Ele é o principal órgão estadual de atendimento, e é quem controla e gerencia o serviço. Enquanto isso, o Balcão da Cidadania emitiu 411. Ou seja, o serviço da Câmara de Vereadores faz quase 50% da emissão de documentos na comparação com o principal órgão responsável pela emissão de identidades em Florianópolis. Para quem não conhece, o endereço da CMF é Rua Anita Garibaldi, 35, no Centro da cidade, próximo à Catedral Metropolitana.

A distribuição das senhas ocorre a partir das 09:30 horas e o atendimento inicia às 10:00 horas e segue até as 15:30 horas, de segunda a sexta-feira. São entregues 50 senhas gerais, mas o atendimento prioritário não tem limite. Tanto o horário como o número de senhas foram ampliados agora no mês de abril para melhorar o atendimento. Para fazer ou pedir uma segunda via do RG é necessário levar alguns documentos, que você pode conferir na página do Balcão da Cidadania.

Na Câmara, o cidadão consegue ainda pedir a isenção de certidões de nascimento e casamento. Esses serviços são realizados das 8h às 19h, diariamente. Existe também a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de casamento civil, para casar no município de Florianópolis. Essa taxa custa cerca de R$ 300 em Santa Catarina. Outro serviço prestado é a solicitação de certidão de nascimento ou de casamento de outros Estados sem nenhum custo adicional. Esse serviço está disponível das 13h às 19h no Balcão da Cidadania.

Ainda no primeiro semestre, no mês de abril, a CMF ampliou o horário de atendimento e também o número de senhas disponibilizadas. Como o resultado foi satisfatório, a intenção do presidente da Casa, vereador Roberto Katumi (PSD), é ampliar novamente o número de atendimentos no segundo semestre, com mais dois profissionais dedicados exclusivamente ao Balcão da Cidadania. A expectativa é que o crescimento no número de atendimentos seja ainda maior no segundo semestre porque contabilizará também as emissões de carteira de identidade já realizadas no mês de julho, período em que o serviço continuou operando na CMF mesmo durante o recesso.