Projeto cria campanha de conscientização sobre depressão infantil em Florianópolis

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou o Projeto de Lei 17385/2017, de autoria do vereador Claudinei Marques (PRB), que institui a Campanha Permanente de Conscientização da Depressão Infantil e da Violência Autoprovocada na Adolescência. O PL foi aprovado na última segunda-feira (27).

Claudinei alerta que a juventude está mais vulnerável a problemas de ordem social, mental e psicológica. Para o republicano, problemas como depressão, automutilação em resposta a estímulos negativos recebidos, seja em casa ou no âmbito escolar,- têm causado danos quase que irreparáveis. “Vivemos com uma juventude que acredita saber de tudo, e tem fome de aprender cada vez mais. O projeto visa aproximar alunos e professores, pais e filhos, para conversarem mais, tratar mais da união familiar, onde o município fará sua parte como intermediador e conciliador. Queremos um futuro com cidadãos, que terão a conscientização do valor de uma conversa entre si, e da vida”, declarou o vereador do PRB.

Nos próximos 20 anos, a depressão deverá tornar-se a doença mais comum do mundo, atingindo mais pessoas do que o câncer e os problemas cardíacos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, cerca de 10% da população mundial sofre de depressão. Nos últimos dez anos, de acordo com a OMS, o número de diagnósticos em crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5% para 8%, o que demonstra um problema ascendente.

“As causas para a depressão infantil podem ser as mais diversas. Há fatores biológicos, como vulnerabilidade genética, complicações durante a gestação ou parto, além de temperamento; fatores ambientais, como o funcionamento familiar, a interação entre mãe e criança ou eventos adversos de vida, e fatores sociais, como a pobreza, e o acesso a serviços de saúde”, frisou Claudinei Marques.