Text Resize

-A A +A

Tema

Current Theme: Padrão

O Projeto Vereador Mirim foi instituído pela Resolução nº 1066, de 09 de dezembro de 2005 , sendo que esta Resolução foi posteriormente revogada pela Resolução nº 1391, de setembro de 2009 (alteração Resolução nº 1529 de 28 de agosto de 2011) , com o objetivo de promover a integração entre a Câmara Municipal de Florianópolis e os alunos da rede de ensino deste município, de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, para o desenvolvimento do senso crítico e ético do jovem parlamentar, estimulando-o a participar da construção de uma sociedade mais digna.

Para participar do Projeto, as escolas deverão promover a escolha de seu representante entre os alunos da 5ª a 8ª séries com idade não superior a 15 anos e fazer o comunicado à Câmara Municipal até a segunda quinzena de novembro. Dentre os eleitos, serão sorteados os titulares e os demais ficarão na condição de suplente. Os titulares tomam posse na segunda Reunião Ordinária do mês de fevereiro da Câmara Municipal. Também por meio de sorteio são definidos os vereadores da Câmara Municipal como padrinhos dos vereadores mirins. Os padrinhos apoiarão seus afilhados, aprimorando o aprendizado sobre o município e sobre as atribuições dos poderes constituídos.

Durante o mês de fevereiro, os jovens conhecem as instalações da Câmara e têm aula preparatória promovida pela assessoria legislativa como auxílio na atuação parlamentar destes jovens. As reuniões acontecem toda segunda terça-feira de cada mês, das 15 às 17horas, de março a novembro.

Na primeira reunião ordinária da Câmara Mirim, elege-se a Mesa Diretora composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, que conduzirão todo o trabalho da Câmara Mirim, também se faz a composição das Comissões Permanentes.

Saiba mais sobre Câmara Mirim: Regimento Interno (Resolução nº 1413/2009)

Instalações Câmara Mirim:

  • ano de 2007 (composição)
  • ano de 2008 - não houve o número necessário de vereadores para a composição da Câmara Mirim para o ano de 2008, organizou-se um ciclo de palestras bimestral, sendo convidados alunos de todas as escolas do município com o intuito de promover a integração da Câmara Municipal com estes jovens, estimulando-os a participar da próxima eleição para Vereador Mirim.
  • ano de 2009 (composição)
  • ano de 2010 (composição)
  • ano de 2011 (composição e resumo do ano)
  • ano de 2012 (composição e resumo do ano)
  • ano de 2013 (composição)

No dia 26 de fevereiro, os novos vereadores e vereadoras mirins vieram à Câmara Municipal de Florianópolis para participar do sorteio dos padrinhos. Ficou assim definido: Vereador Afrânio Tadeu Boppré será padrinho da Vereadora Mirim Camila Beatriz Sada Boldo; Vereador Alderico Furlan da Vereadora Mirim Sabrina Bacaicoa da Silva; Vereador Célio João da Vereadora Mirim Bárbara Becker Teixeira; Vereador Deglaber Goulart da  Vereadora Mirim Sofia Cabral Saqueti; Vereador Jerônimo Alves Ferreira da Vereadora Mirim Luene Souza Nascimento; Vereador Cesar Luiz Belloni Faria do Vereador Mirim Victor Alexandre Oro de Mattos; Vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior da Vereadora Mirim Luana Costa Bento; Vereador Guilherme Botello da Silveira do Vereador Mirim Arthur Gomez Aquino; Vereador Erádio Manoel Gonçalves da Vereadora Mirim Poliana Agneska Szeskoski Kosuhovski; Vereador Celso Francisco Sandrini da Vereadora Mirim Arielly Alves da Silva; Vereador Roberto Katumi Oda da Vereadora Mirim Raquel Zoz Bieger; Vereador Ricardo Camargo Vieira do Vereador do Mirim Eduardo Afonso Schwars Wippel; Vereador Dalmo Deusdedit Meneses da Vereadora Mirim Isadora Barbosa Kinczikowski;  Vereador Vanderlei Farias da Vereadora Mirim Thuany Siridakis da Silva; Vereador Edson Lemos da Vereadora Isadora Lima Caetano; Vereador Lino Fernando Bragança Peres do Vereador Bruno Pessi Derzi; Vereador Guilherme Pereira de Paulo da Vereadora Mirim Isadora Duarte Porto; Vereador Edinon Manoel da Rosa do Vereador Mirim João Vitor de Moraes; Vereador Tiago Silva da Vereadora Mirim Luana Yasmin Bochard Chiaravalle Neiva; Vereador Marcelo Fernando de Oliveira do Vereador Mirim Felipe Godói Hauck; Vereador Waldyvio da Costa Paixão Júnior do Vereador Mirim Miguel Angelo da Fonseca. (foto1, foto2, foto3)

No dia 9 de abril aconteceu a primeira Sessão Ordinária da Câmara Mirim, ocasião em que foi dada posse pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Cesar Luiz Belloni Faria, e pelo Diretor Legislativo, Valcir Getúlio da Silva Filho, aos novos vereadores e vereadoras mirins: Arthur Gomez Aquino, Bruno de Silva Cardoso, Mariana Solano dos Santos, Elsa Viviana Sierra Fanti, João Victor Schuller Vieira e Maria Julia da Luz na vaga de vereador mirim da Câmara Mirim, representando o Colégio Nossa Senhora da Conceição, a Escola de Educação Básica Presidente Roosevelt, Escola de Educação Básica Lauro Müller, Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara, respectivamente. O Presidente agradeceu a Presidente dos trabalhos, Vereadora Mirim Sofia Cabral Saqueti, e declarou aberta a 6ª Legislatura da Câmara Mirim e desejou muito sucesso e um trabalho de muito êxito a todos.Dando prosseguimento a Sessão, a Presidente dos trabalhos recebeu três chapas dos candidatos aos cargos da Mesa Diretora da Câmara Mirim: Chapa I: Presidente: Vereadora Mirim Isadora Duarte Porto; Vice-Presidente: Vereadora Mirim Poliana Agneska S. Kosuhovski; 1ª Secretário: Vereador Mirim Arthur Gomes Aquino; 2ª Secretária: Vereadora Mirim Sofia Cabral Saqueti. Chapa II: Presidente: Vereador Mirim Bruno de Silva Cardoso; Vice-Presidente: Vereadora  Mirim Isadora Lima Caetano; 1º Secretária: Vereadora Mirim Camile Beatriz Sada Boldo; 2º Secretária: Luene Souza Nascimento. Chapa III: Presidente: Vereador Mirim Victor Alexandre Oro de Mattos; Vice-Presidente: Vereador Mirim Bruno Pessi Derzi, 1ª Secretária: Vereadora Mirim Bárbara Becker Teixeira; 2ª Secretária: Vereadora Mirim Isadora Barbosa Kinczkikowski. Procedeu-se à votação nominal, sendo  eleita a Chapa I. A Presidente dos trabalhos convidou os membros da Mesa Diretora eleita para ocuparem seus lugares à mesa e foram saudados pelo aplauso de todos que participavam da Sessão. A Presidente eleita, Vereadora Mirim Isadora Duarte Porto, agradeceu a todos pelos votos recebidos. (foto1foto2foto3)

No dia 11 de abril os vereadores e vereadoras participaram do Curso de Oratória ministrado pelo Professor Acácio Moraes Garcia promovido pela Escola do Legislativo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Câmara Municipal de Florianópolis.